Orixá Exú - O mensageiro e dono da Encruzilhada

Postado por: Ebomi at 20:50 2 Comentarios
O Orixá Exú (Esù) é o verdadeiro mal e bem dentro de um só ser, também conhecido com Eleguá, Elegbará, Bara, o mensageiro do Céu a serviço dos Orixás e seres humanos.

É dono da Encruzilhada, Orixá Exú rege a dinâmica, o movimento, os seres humanos quando foram criando por olodumare ficam parados igual a um boneco dai olodumare acrescentou um bara (que habita o corpo) dentro de cada ser humano para que ele tivesse dinâmica.

Esú mora na encruzilhada e é controvertido. Tem um gênio travesso e faz o que lhe pedem. Não tem noção de bem e de mal e se movimenta apontando o pênis para o lugar onde quer ir. Não existe lugar no passado, presente ou futuro a que Eshú não possa ir. Também é associado a sexualidade – a segunda fome humana.

Filho primogênito de Iemanjá (lenda) com Orumila (Lenda), o deus da adivinhação e irmão de Ogun, Xangô e Oxossi, era voraz e insaciável. Conseguiu comer todos os animais da aldeia em que vivia.
Depois disso, passou a comer as árvores, os pastos, tudo o que via até chegar ao mar. Orunmila previu então que Eu não pararia e acabaria comendo os homens, e tudo o que visse pela frente, chegando mesmo a comer o céu.



Orixá exú - orisha eshu - orisa esu - elegbara - elegua - bara


Ordenou então a Ogum (oriki) que contivesse o irmão Esú a qualquer custo. Para conseguir isso, Ogun foi obrigado a matar Esú, a fim de preservar a terra criada e os seres humanos. Mesmo assim, depois da morte do Orixá 
Exú, a natureza, os pastos, as árvores e os rios, tudo permaneceu ressecado e sem vida, doente e morrendo.

Um babalaô (representante de Orunmila na terra) alertou Orunla de que o espírito de Esú sentia fome e desejava ser saciado, ameaçando provocar a discórdia entre os povos como vingança pelo que Orunmila e Ogun haviam feito.


Orunmila determinou então que em toda e qualquer oferenda que fosse feita pelos homens a um orixá, houvesse uma parte em homenagem a Esú, e que essa parte seria anterior a qualquer outra, para que se mantivesse sempre satisfeito e assim possibilitasse a concórdia.

Caracteristica do Orixá Exú

  • Dia da semana: segunda-feira
  • Cores: preto e azul escuro (entre os Iorubas) e preto e vermelho (angolanos).
  • Elemento: Fogo e ar
  • Símbolo: Ogó (um pênis de madeira, com búzios pendurados simbolizando o sêmen).
  • Número: 1
  • Comida: farofa (ipade)
  • Saudação: Laro-yê, Esú!
    (Oriki de Exú)
  • Folhas: ortíga, caçansão, arrebenta cavalo
    (folhas de Exú)
  • Odu regente: Okaran
    (leia sobre este odu)
  • ORIKI- Saudação do Orixá Exú

(veja um oriki completo de Exú Orixá)
EXÚ MAXÊ MI OMO OLOMIRAN ONI OCHÊ, EXÚ MAXÊ, EXÚ MAXÊ, EXÚ MAXÊ!!

(tradução)
Exú não faça mal ao meu filho faça mal ao filho do outro, exú não me faça mau!!


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Quem faz o mal na verdade é a pessoa quem o pede. Exú não é mal, ele apenas singular, e tem autorização de Deus para cobrar as pessoas, mas exú orixá também é ele quem traz tudo de bom para você a mando do seu orixá. O seu Orixá (santo) não pode lhe dar uma graça sem o intermédio de Exú.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top