Lenda de Oya – Orixá Iansã

Postado por: Ebomi at 13:12 1 Commentario

Orixa Iansã Oya A lenda de Oyá (Orixa Iansã) conta que há muito tempo atrás uma em uma tribo vivia três irmãs: Yemaya, Oxum e Oyá, que, embora pobres, eram felizes. Yemaya era a mais velha e duas irmãs mantiveram seus peixes no mar. Oya foi a menor e teve os cuidados de Oxun, enquanto isso também pescava no rio e pegaram pedras que eles venderam. Muito grande foi o amor entre as irmãs. Um dia a tribo foi invadido por tropas inimigas. Oxum não podia ouvir os gritos de Oya, que empatou por não fazer suas palhaçadas de costume perdido quando ele estava submerso no rio, nem ouviu o canto de Yemanjá, que era muito longe da costa. Assim, o inimigo tomou Oya como um cativeiro.

    Oxum, quando descobriu a perda de sua querida irmã, que sofre de melancolia começava a desaparecer. No entanto, foi possível conhecer o inimigo o que eles pediam o resgate de Oya e lentamente começou a manter as moedas de cobre até que ele tinha dinheiro suficiente para resgatar Oya. O chefe tribal, que estava loucamente apaixonado por Oxum e sabia que a pobreza do presente, dobrou o preço da redenção, enquanto as negociações eram feitas. Oxum se ajoelhou, chorou e implorou, mas o patrão pediu-lhe a virgindade em troca da liberdade da irmã. Para o amor que ele professa de Yansã, Oxum concordou. Quando ele voltou para casa com Insã, Yemaya contou-lhe tudo, e irmã mais velha, em reconhecimento do gesto generoso de Oxum e Oiá nunca esquecer o sacrifício de sua irmã, não a cabeça adornada os braços e as moedas cobre.

Enquanto ele estava em cativeiro Oya, bens mundanos Olofin foram distribuídos entre as pessoas de sua tribo: o canto de Yemanjá feita senhora absoluta dos mares, Oxum, o rio, para Oggún, metais e assim por diante. Mas não como Oya não estava presente, tocou nada. Oxum implorou seu pai não omita sua representação terrena. Olofin, ficou pensativo, quando percebeu a justeza do pedido e notou que havia apenas um lugar sem dono: o cemitério. Oya aceitou de bom grado, e assim tornou-se dona e senhora do cemitério. Oya é porque o cobre tem ferramentas para mostrar a sua eterna gratidão ao sacrifício de Oxum e comer nas margens do rio, em memória de sua infância. Moforibale Oxum, moforibale Yemaya, Oya moforibale.


Categorias: , , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

  1. "três irmãs: Yemaya, Oxum e Oyá".... que eu saiba Oxum é filha de Iemaja. Desconheço essa parte delas serem irmãs

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top