Oruminla ve Deus criando os Homens – Fundamento dos Orixas

Postado por: Ebomi at 21:50 0 Comentários

Estando por dentro da cultura da Religião do Candomblé não posso deixar de falar sobre o início da Crianção e Orumila (aquele que presenciou a criação do mundo e o destino dos seres humanos) “Odu”, então começarei a falar desde a criação, como os orixás vieram pra Terra, quais chegaram primeiro, seus domínios, suas forças. (Não deixe de ler esses artigos é de total fundamento da religião que nós acreditamos e seguimos, pois aqui é onde tudo começa os verdadeiros fundamentos dos Orixás).

 

orula - Oruminla - Lendas - Ifá - culto - afro religioso - candombléNinguém deve confundir o mundo tentando igualar as divindades (Orixás, Santos) com Deus (Olodumare). Oruminlá (Babá Ifá) tem revelado claramente que todas as divindades menores foram criadas por Deus (Olorun) para assisti-lo na gerência do sistema planetário e sem exceção, todos deviam total lealdade Ele.

 

Os Orixás (divindades) consideram a si mesmas como servas de Deus, mandadas ao mundo para ajudá-lo a fazer um lugar mais habitável para colocar os mortais, de modo que através deles , o homem possa ser capaz de apreciar como Deus ama suas criaturas. Quando por exemplo uma sacerdotisa da divindade das águas (Olókun), tomando-se possuída, ela começa por cantando em louvor de Deus e reconhecendo sua supremacia acima de toda a existência. Quando Ogum (o engenheiro divino) possui seu sacerdote, ele também começa por pagando tributo a Deus todo poderoso e agradecendo-o por fazer o possível por ele (Ogun) para contar aos mortais que eles não deveriam saber de outro modo sobre eles mesmos.

 

O mesmo é verdade para a divindade da eletricidade (Xangô), e para cada uma das 200 divindade criadas por Deus (Olofin). Eles são ditos para serem membros do conselho Divino de Deus. Do mesmo modo, o sacerdote de Ifá começa sua atividade reconhecendo Deus como o repositório de todo conhecimento e sabedoría. Não permitir ao homem por isso pensar que, prestar serviços através de alguma das divindades, é ser um substituto dos serviços de Deus.

 

 

Orunmilá ou como é conhecidade em Cuba (Orunla, Orula) tem revelado para seus seguidores que as primeiras criações de Deus são as divindades menores. Eles são os primeiros habitantes do céu levando uma vida normal, cada um na imagem que se pareciam como próprio Deus. A Morte (Orixá Ikú) é uma das criações favorítas de Deus e ele era o que buscava a argila com que a imagem dos homens era moldada depois daquelas divindades. Depois da moldagem da figura humana em barro, era tempo de lhe dar o hálito de vida, de modo que Deus falou a todas as divindades que estavam presentes para fecharem seus olhos. Todos fecharam seus olhos, exceto Oruminla, que simplesmente cobriu sua face com seus dedos sem cobrir seus olhos.

 

Quando Deus estava insuflando o sopro de vida no homem, descobriu que Orúnmìlá estava assistindo-o . Quando Orunmilá tentou fechar seus olhos depois de ter sido pego espionando, Deus chamou-o para manter seus olhos abertos já que nada espetacular era feito sem uma testemunha viva. Este é o porquê Orúnmìlá é chamado Ukpin ou Oríxa (Testemunha do próprio Deus). Segundo a criação do homem, era tempo para Deus talhar a terra para ser habitada. Mas o homem era também ainda muito jovem e inexperiente nos caminhos do céu para ser exposto à tarefa de estabelecer um novo domicílio com seu próprio discernimento. Deus por isso preferiu mandar as divindades (todos Orixás) a terra para estabelecer com seu próprio discernimento e experiência.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top