POMBAGIRA - BOMBOGIRA - EXU-MULHER – Kimbanda

Postado por: Ebomi at 13:08 6 Comentarios

POmba Gira - Exú mulher

Chamada a Pombagiras, Bombogira, Exu-mulher ou ainda Bomobonjira é conhecida a Entidade feminina da Kimbanda, Umbanda e Candomblé que tem o dom de Feitiços e Magias . Esta forma de chamar para Ela é sem dúvida pela influência banta (Angola). A Entidade banta Aluvaiá-Pombagira foi então submetida à Entidade iorubana Exús, sendo colocada como sua mulher.

Na Kimbanda, devemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos iorubás, porém são totalmente destintas. Ela pode ter muitos maridos, que tornam-se seus "escravos" ou empregados. Na concepção da kimbanda, todas as Entidades são duplas, é dizer, cada uma delas pode se apresentar em baixo da aparência de homem ou mulher. Por seu lado, os Exu-homens podem ter muitas mulheres, as quais passam a ser suas escravas ou empregadas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pode ter uma Entidade, isso é assim, por ser um numero cabalístico e mágico. Temos também as pomba Giras Cigana.

Sobre Pomba Gira, Exú mulher na Umbanda e Kimbanda.



Cada Exu-homem da Kimbanda tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade são a mesma Energia em baixo de aparências distintas, temos assim:

Exu Rei das Encruzilhadas / Pombagira Rainha das Encruzilhadas;
Exu das Matas / Pombagiras das Matas;
Exu Giramundo / Pombagira Giramundo;
Exu do Cravo Vermelho / Pombagira da Rosa Vermelha;
Exu Mulambo / Pombagira Maria Mulambo;
Exu Sete Capas / Pombagira Sete Saias;
Exu 7 Estrelas / Pombagira 7 Estrelas; etc.

Exú Mulher - Pombo GiraCada pessoa tem pelo menos um par de Exús que age e mora perto dela desde o dia do nascimento. Que um homem tenha como Guia uma Pombagira (que incorpore nele) não quer dizer que ele vai se tornar homossexual, ou vai mudar seu gosto pelas mulheres, como muitos pensam; nada disso, ele vai seguir sendo o mesmo homem de sempre. O mesmo é para as mulheres que tiverem um Exú. Isso é para os casos onde se puxa somente uma das duas Entidades da Kimbanda que possui cada um como mínimo, pois existem muitas casas onde são puxadas as dois (Exu-homem e Pombagira), sendo que tampouco eles vão influir na definição sexual da pessoa. O que acontece é que muitos se aproveitam para colocar as culpas em Exu.

Pode acontecer também que alguma pessoa tenha duas pombagiras e dois Exús, um par de exus que estava submetido aos espíritos evangelizados e que logo após foi liberada, e uma parelha de exus que se apresentou sem estar sob o comando da umbanda.

Quando incorporada no cavalo, a Pombagira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves : vinhos doces, licores, cidra, champagne, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Sendo que existem milhares de pombagiras, e que cada uma tem sua própria pessoalidade, e torna-se muito difícil uma descrição geral. 

Suas oferendas levam ovos, maçãs, morangos, perfumes, pentes, espelhos, flores (especialmente rosas - nunca botões), bebidas, cigarros, etc.

As principais pombagiras em ordem hierárquica são as correspondentes às sete passagens da representação feminina de Exu Rei, Pomba Gira Rainha, após temos 63 pombagiras chefas, sendo cada uma delas a contrapartida de algum dos Exu chefes que já apresentamos na parte onde falamos dos povos de Exu.

As funções principais de Pombagira são as de ajudar os seus em todos os casos de amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir proteção e curar várias doenças.

Pontos para Exú na Umbanda:


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

6 comentários:

  1. Ola. Queria perguntar sobre exu orixa mulher a lebara ......existe um bara mulher

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Exú não teria sexo, mas existe sim uma parte feminina de Elegua (Exú) que gera (da a luz) a outros Exús Orixás, mas isso muda de cultura para cultura.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, ja procurei muito e nao achei nada sobre minha moça ela se chama exu pombo gira, gostaria de saber algumas coisas sobre essa pombo gira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ranniery, esse nome da sua moça é um nome genérico, mas ela pode com o tempo dizer quem é (título), Padilha, mulambo, farrapo, etc.

      Excluir
  4. Qual o nome do Exu que metade do ano é homem e na outra metade é mulher?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top