ODU - Caminho - Carma - Destino do homem

Postado por: Ebomi at 03:11 7 Comentarios
Entenda o que é Odu (signos de Ifá) eles são presságios, destinos, predestinação. Os odús são inteligências que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias e dividem-se em "caminhos" denominados"ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como itàn Ifá.

os Odu de Ifá - Orunmilá - ikins - jogo - 256 - 16 mejis



"DIZ-SE QUE, NOS PRIMÓRDIOS DOS TEMPOS, NÃO EXISTIA SEPARAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA (ORUM-AIYÉ) E QUE HAVIA UMA CONVIVÊNCIA ÍNTIMA ENTRE OS ORIXÁS E OS SERES HUMANOS;TODOS PODIAM IR AO ÓRUM E VOLTAR QUANDO DESEJASSEM.PORÉM, UM CERTO DIA, O HOMEM DESONROU SEU COMPROMISSO COM ÓLORUM, PECOU CONTRA O SUPREMO AO TOCAR O QUE NÃO PODIA SER TOCADO. E ASSIM, O MESMO DIVIDIU O CÉU E A TERRA. O PRIVILÉGIO DA LIVRE COMUNICAÇÃO DESAPARECEU EM TROCA DAS DIFERENTES FORMAS ORACULARES ESTABELECIDAS E LEGADAS POR ORUNMILÁ."



Os odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.Os orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar seu caminho; O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos os seres estão inseridos. Alguém já escutou a seguinte frase?-com o destino não se brinca...-sua vida esta escrita...-seu destino já estava escrito...E muitas outras frases populares que se refere à odú.

Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, neste caso seu destino e sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do estabelecido). Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepções em sua vida em geral (amor, trabalho, família, saúde,mortes prematuras, etc.) São nesses casos que a espiritualidade pode ajudar,porém tudo que é natural e de conformidade com o destino, não deve ser modificado. Nós quando nascemos, somos regidos por um odú que representa nosso "destino"assim como o nosso caminho.

Através de ifá, podemos averiguar o porquê das situações serem adversas as de sua vontade e se a mesma está em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.

O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de ifá é o de Olowo, título concebido a alguns babalaôs. Ifá é o orixá da adivinhação e para tudo deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo utilizado por Babalorixás e Ialorixás que não são os mesmos métodos do opelé ifá (utilizado pelos babalaôs em consulta a Ifá), como o rosário de ifá, o jogo de búzios (meridilogun), etc.

ODU NO JOGO DE BÚZIOS


No jogo de búzios (mais comum meridilogun) quem fala é exú, são dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos babalorixás e yalorixás. A consulta a ifá éuma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar.


ODU POR OPELE IFÁ


O jogo de opelé ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odús usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.

Narram algumas lendas que Ifá girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos a vários povos de como manter comunicação com os deuses no órun (céu), passando pelos árabes onde não foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na África, junto aos povos yorubas onde  manteve seu legado ensinando aos sacerdotes como restabelecer a comunicação com seus  antepassados.Assim, aperfeiçoando um dos mais avançados métodos de consulta existente

babalawo jogo opele ifa orunmila


CALCULE O SEU ODU


Cabala – Odu de Cabeça: Qual e meu Orixá?




Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. Bom dia amigo Alberto!

    Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

    Aproveito para deixar um convite...
    Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

    Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

    http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

    Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
    e-mail para blogagem Quiosque Azul:
    happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

    Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
    http://quiosqueazul.blogspot.com/

    Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
    http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

    Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

    ps. me desculpe por não ter respondido a sua mensagem onde pediu orientação para criar um "blogroll". Estou de férias, mas assim que eu voltar te ajudo, ok? Caso queira envie para o meu e-mail a relação de seus blogs amigos que gostaria de incluir que eu monto tudo por aqui e te envio completo e organizado.

    Tem que criar uma relação assim para que eu possa te ajudar. Vou usar o exemplo do meu blog.

    Nome do Blog:
    Quiosque Azul

    Autor do Blog:
    Renato (HappyBlue)

    Endereço url do Blog:
    http://quiosqueazul.blogspot.com/

    Relacione todos que faço por aqui e te envio por email, ok?

    meus emails:
    happyblue.br@gmail.com
    quiosqueazul@gmail.com

    Abraços + Luz + Axé para 2009!

    ResponderExcluir
  2. olá, sou jaime e tive assistindo um video no youtube em que vc ensina como por menu no blog, só que estou com dificuldades na parte de upar a imagem flash no site imageshacks.com,
    pois não está aceitando o formato do arquivo, não sei tbm se é pq não sou cadastrado, pode ser isso?é gratis?, se vc poder me ajudar mande a resposta para meu email: jaime.ritir@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA. JUNTOS NO CAMDOBLER. TENHO UMA CURIOSIDADE DE SABER MEU ODU DE NASCIMENTO,NASCI EM 17-05-1954. POR FAVOR ME ESCLAREÇA. OGAN CARLAO.

    ResponderExcluir
  4. Olô ojo boni / Obará meyi ode ogun / Obará ache / Obará gi / E de min.
    Gostaria se correto que me traduzissem.
    Grato
    Géber

    ResponderExcluir
  5. muito bom estes esclarecimentos asé .

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Irmã para agradar um Odu eu só aconselho com solicitação do Oraculo de Ifá, pois fora isso, não terá validade.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top