Oxaguiã – Oxoguian “Oxala mais novo”

Postado por: Ebomi at 08:32 26 Comentarios
Orixá Oxaguiã, conhecido como o comedor de inhame pilado, ele é  tido como o Orixá Oxalá mais novo (em idade), é um orixá guerreiro e muito reverenciado no Candomblé.

Nas festas de Candomblé como “as águas de Oxalá”, que o pai de santo e os filhos de santo da casa junto com o Orixá virado na cabeça de um Omô Orixa Oxalá (uma pessoa que de Oxala), simulam  uma procissão, e na festa no barracão (no terreiro) os Filhos de Santo vem com uma quartinha com água em sua cabeça, lavando e reverenciando os Orixás funfun (Orixás brancos),  
Orixá Oxaguian é um Oxalá guerreiro, foi Oxaguian que implantou no mundo o progresso e a melhoria de estado (arquitetura em geral).

A Saudação de Oxoguian: Epe, Epe Babá Oxaguiã.
Oxaguia

Uma das Lendas de Oxaguiã que eu mais gosto é em que o Orixá Oxaguian manda libertar o amigo preso injustamente.

O filho de Oxalufã (Oxalá mais velho) tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê. Conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado. E comia com gula, tanto que o chamavam Oxaguiã, que quer dizer “Oxalá Comedor de Inhame Pilado”.

Um dia Auoledjê. Que era um grande babalaô, precisou partir de Ejigbô. Antes disso, aconselhou Oxaguian que fizesse oferendas, que tornariam o  reino próspero. Assim, como previa Auoledjê, Ejigbô tronou-se uma grande cidade, rica e bem guardada pelos bravos soldados de Oxaguiã.

O rei Elejigbô vivia em fausto entre seus súditos, por quem era chamado de “Kabiyesi”, que é o mesmo que Sua majestade. Na intimidade os amigos o chamavam de “ Comedor de inhame Pilado”, mas em público isso era uma heresia.

Anos mais tarde, Auoledjê retornou a Ejigbô. Ao adentrar a cidade, procurou logo por Oxaguian.

“Onde está o Comedor de Inhame Pilado”?, perguntou. Os soldados, que não o conheciam ficaram furiosos com tamanha insolência. Disso era jeito de se referir ao rei?
Prenderam e maltrataram o desconhecido amigo de kabiyesi. Auoledjê ressentiu-se da humilhação. Com seus poderes mágicos, vingou-se durante sete anos todas as catástrofes conhecidas, e não faltando a seca, assolaram o reino de Oxaguiã.

Oxaguian dançando


Oxaguiã libertou-o, mas o amigo, ainda ressentido, escondeu-se na mata. Elejigbô buscou o velho amigo, suplicando seu perdão. Auoledjê cedeu com uma condição? Que nunca aquele povo deveria flagelar-se, em memória do funesto acontecido. Assim , todos os anos, o rei deveria mandar muitas pessoas a floresta cortar varetas. Os súditos, divididos em dois grupos, tomaria as varas, simulariam golpes uns nos outros, sem parar, até que as varetas se quebrassem.

Para que nunca se esquecessem daquela injustiça praticada contra o amigo de Oxaguiã. Assim foi feito e o reino de Oxaguiã voltou a tranqüilidade e Oxaguiã foi o maior dos rei de Ejigbô.

Quando ele foi para o Orum (Céu), transformando em Orixá, seu culto não se esqueceu do velho amigo babalawo. Com as varetas de Oxaguiãn, com os atoris, seus adeptos renovam sempre a memória da injustiça, para que ela não volte a acontecer.
Fonte: Reginal Prandi

Mais sobre Oxaguiã



Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

26 comentários:

  1. Oi tenho uma dúvida ouvir falar em umbanda de almas e angola, porem sei que a umbanda tanto o candomblé tiveram fusão ou seja uma mistura no modo de cultuar.A umbanda de almas e angola cultua orixás e as almas, minha dúvida se ouve mistura de umbanada e candomblé por que que cultuam rixás e não inkises já que no nome consta angola?

    ResponderExcluir
  2. grazi eu não entendi direito sua pergunta, mas vou lhe falar um pouco sobre o assunto, antigamente era mais dificil essa mistura, mas como antigos pai de santo que vieram de Umbanda e depois foram para nação(candomble), acabaram tendo que preservar suas origens espirituais como as entidades (almas, eguns,"caboclos, exu tranca rua...", preto velhos etc...), mas para não ficar muito extensa a explicação, uma coisa eu te falo Orixá não tem nação (angola, ketu, jeje) apenas locais e culturas diferentes com idiomas também diferentes, por isso que causa um pouco de confusão na hora de se falar Inkeses, Vodun, Orixá) espero que eu tenha lhe ajudado, mas lhe ajudaria ler bastante pois tem ótimos livros do assunto publicado por grandes estudiosos, particularmente leio bastante e tiro minhas próprias conclusões em relação ao culto Orixá. abraços sorte axé para ti, e se não sanei sua dúvida não tenha vergonha em perguntar.

    ResponderExcluir
  3. como assim que orixá não tem nação?Pois o que eu entendo é que orixás vem do Keto e inkises de angola e vodu do jeje. Quais são os livros que você me recomenda para ler mais sobre as religiões afro-brasileira.

    ResponderExcluir
  4. http://juntosnocandomble.blogspot.com/2009/10/livros-da-religiao-do-candomble-e.html, atualizei o blog, de uma olhada nos livros que eu indico a voce

    ResponderExcluir
  5. Sou catulado em osaguia, porem por discordia no barracão, abandonei a casa, minha ialorixa, despachou o eba do meu santo no mar, o que posso fazer para consertar ? fiz o santo em 98

    ResponderExcluir
  6. Aqui é o Autor do site: ( Ebomi)

    Mojubá apocalipse (Omó Oxoguian). Olha, é simples a pessoa com que você se cuidava no santo encaminhou seus igbas (assentamentos) uma coisa física. Tudo que é físico no Santo pode ser reposto (colocado no lugar), mas já que você é iniciado no santo e deve ter agora + de 10 anos de Feito de Orixá, corra atrás logo de uma casa de santo para primeiramente abrir um jogo e ver quais são as necessidades que sua cabeça e seu orixá (e também exú claro) querem para esse exato momento em sua vida. Não deixe de cuidar de você por causa de ninguém. Culto ao orixá é uma religião que nunca devemos nos afastar por causa de ninguém. Sorte axé para você amigo, não deixe de acreditar no Orixá, pois o Orixá nunca perderá a esperança em você!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!! Gostaria de saber sobre as qualidades de osaguian, estes dias vi um osaguian carregando uma capanga e um ofa, a princípio achei que era ode inle mais n era. Poderia me falar das qualidades dele? Att

    ResponderExcluir
  8. Oi boa tarde acompanho sempre seu site e é muito bom gosto muito. Queria perguntar uma coisa sou umbandista e na minha casa o pai de santo disse que eu sou filho de Oxossi com o juntó iansã, porem a forma que ele viu o santo foi por data de nascimento hora nome da minha mãe signo e essas coisas e disso ele tirou a conclusão que eu sou filho de Oxossi porem em outra casa só que de candomble o pai de santo disse que eu era filho de oxoguiã e tanto que muitas características de santo se aplica a mim mais das que de Oxossi.Entao minha dúvida é se peço pra ele jogar pra ver esse santo direito , mas tenho vergonha é como se eu tivesse desfazendo do que ele falou e de forma alguma quero desrespeitá lo, até outros pais e filhos também sempre quando me olham ou conversam comigo perguntam. vc é de Oxoguiã? E eu respondo sou de Oxossi e essas pessoas dizem que eu não sou de Oxossi nem aqui nem em outro lugar . Pois bem queria saber oque fazer desde ja agradeço axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão o que eu posso te aconselhar é procurar um Jogo de Ifá com um Babalawo, eles tem um preceito (coisa simples) que se tira o Orixá da pessoa, eu mesmo fiz depois de iniciado no Candomblé, e confirmou meu Orixá (Oxoguian). Caso não saiba onde tem, me procure. sorte axé!

      Excluir
    2. Muito obrigado sim gostaria da sua ajuda

      Excluir
  9. Boa noite amigo, abri o jogo com um babalaô e ele viu uma qualidade de oxaguian com exu, na casa de vocês já se ouviu falar dessa qualidade? Ele mesmo disse que era a primeira vez que via aquela qualidade e que teria que buscar mais informações sobre isso, fico no aguardo, um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, já ouviram falar uma qualidade de oxaguian com exu? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber: sou filha de oxalá mas qro saber se sou oxaguia ou oxalufa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, infelizmente isso só poderá ser confirmado com jogo ou iniciação para ter certeza, mas os filhos de oxalufan e Oxoguain são bem diferentes em alguns aspectos, por exemplo o filho de Oxaguian ele é inquieto, agitado, eloquente, etc.. diferente do Filho de Oxalufan. Sorte axé!

      Excluir
  12. Gostei do resumo que vc passa aos leitores. Pergunto: Eu sendo filho de Ogun com Iemanjá venho acompanhado com Oxaguiam. Esse orixá pode ser o odu negativo na minha vida? porque não consigo estabelecer-me profissionalmente na vida,fico mais tempo desempregado do que trabalhando. Entre espiritualidade e vida material a única que anda é a espiritual. Eu li que ele é um santo de derrota, quando ele quer tira tudo do caminho para começar tudo de novo. Se eu tivesse uma vida errônea se fosse um mal elemento até entenderia, pelo contrário vivo para a minha família, cuido do santo, mas os caminhos sempre fechados. Sempre foi assim , o que tenho hoje foi com muita dificuldade. Já fiz vários trabalhos. Parece que só querem que eu trabalhe na espiritualidade. Nunca deixei de ter fé. Rezo muito poi é o que me mantem em pé.
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão realmente Orixá ogum é santo de vitórias, mas não depende só de Ogum que as coisas fiquem positivas em sua vida, se cuidar espiritualmente é necessários para que tudo ande bem. Infelizmente os zeladores não contam como realmente é dividida a vida espiritual de cada pessoa, ela é dividida em 7 passos e o Orixá é só 1 deles que você deverá cuidar por toda uma vida. Sorte axé e procure ajuda.

      Excluir
  13. Quero parabenizá-lo por suas explicações tão corretas e sinceras,infelizmente em nosso meio esse comportamento não é muito frequente por isso deixo aqui os meus Parabéns. Axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã, acho que o caminho é este mesmo, pois essa foi a intenção do site quando criei ele em 2008. sorte axé!

      Excluir
  14. Olá irmão, me responda por favor, sou filho de oxaguiã e a minha vida foi só de perdas, material e afetivo, nunca consigo manter as coisas que conquisto por muito tempo, passei por perdas que me doem o coração até hoje, trabalhos, projetos, sonhos, tudo parece escorrer por entre os dedos, até mesmo um livro ou um dvd ou um cd que suei pra comprar, perco tudo. O que eu faço pra mudar esse rumo do destino? Também sou filho de oxum, ela é orixá de vitoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão tente me achar no facebook, assim posso lhe orientar melhor, ao lado ou em baixo tem meu perfil do juntos no candomblé.

      Excluir
  15. Olá , queria tirar uma dúvida , é verdade que oxaguian , não deixa Exu catiço passar? E queria saber as entidades que trabalha na linha de oxaguian

    ResponderExcluir
  16. Olha eu joguei Búzios esses dias e eu tenho o oxaguian. E eu estou passando pelas mesmas, coisas que o rapaz falo eu vivo conquistando e perdendo tudo. Conquista não é fácil mais perde sempre estou perdendo. não consigo fica em um emprego quando estou em um relacionamento.a pessoa é boa eu não valorizo,perco muita coisa vários prejuízos na minha vida. Percas grande, só sofrimento o que fazer 😥

    ResponderExcluir
  17. Alberto Ebomi estou passando pela mesma situação que o rapaz,falo no comentário a sima.eu não consigo me firma no emprego. Meus relacionamentos são complicado eu erro. Muito acaba terminando, por erros meus e perdas tenho muitas.Eu conquisto algo ali logo ali na frente perco. E pra min tudo é difícil demorado. Sofrido 😔 estou passando por uma situação difícil no meu relacionamento.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    O senhor poderia com td respeito jogar pra mim e saber o q se passa principalmente na minha ex vida amorosa ja q fui trocado. Sentimento de q tem caroço nesse angu mt forte. Lhe peço pfv imploro msm por sua ajuda. Alguém sincero como o senhor é raro. E parabéns pela pag! Precisando passo meus dados pra vc jogar.

    ResponderExcluir
  19. Uma mulher de oxaguian no caso minha ex,existe algo q eu possa fazer na qualidade do orixá dela ( agrado) e q ela possa voltar? Pois terminou cmg sem mais nem menos juro q n houve absolutamente nada!

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top