Ebô para Oxalá – Oferenda para trazer paz

Postado por: Ebomi at 16:57 23 Comentarios
  Ebô- Canjica de Oxalá    Hoje eu trago para os meus queridos leitores do Juntos no Candomblé, como se prepar uma comida para o Orixá Oxala sendo qualquer um deles (Oxaguian, Orinxala, Obatalá, Oxalufan) pois no final são os mesmos orixás com uma pequena diferença em suas caraterísticas. 

Antes de Qualquer coisa, lembre-se de que você deve ter o devido respeito quando se cuida ou quando se oferece algo aos orixás (principalmente no caso Oxalá), por ser um Imolé pai de todos os orixás eu recomendo que você se resguarde no período dessa obrigação (oferenda). 

     Não existe uma data pré-determinada em relação a quanto tempo deverá permanecer de resguardo (de Corpo Limpo), mas quando se trata de cuidar de Orixá a máxima Yoruba é que você deve permanecer de resguardo antes e durante a obrigação. Normalmente ás pessoas ligadas ao culto, tanto os candomblecista quanto os umbandista, sabem como se preparar um simples Ebô (Canjica para Orixá Oxalá), apenas vou adicionar alguns elementos pelos quais irão fazer um diferença significativa dentro da Comida do Santo.

Funções da Comida (Adimu) para Oxalá:


- Trazer paz para si, para alguém que queira bem.
- para a cabeça “Ori (protege, guarda, ilumina, da força, acalma e até cura)
- para casa, traz enquilíbrio, paz, tranquilidade, harmonia e bons fluídos.
- Não existe propriamente uma finalidade ao se oferecer comida para o orixá, contudo deve-se pedir só o bem (nunca o mal), e como oxalá é um santo ligado a muita pureza, também não se deve pedir homem, mulher, amante etc.
- Permança com roupas brancas ou bem claras durante toda obrigação, pois Oxalá tem ewó (repúdio) ao Preto.


Os Ingredientes da comida de santo:


- 500g. de canjica branca
- 01 cacho de uva itália (uva branca)
- Azeite de oliva.

Como se preparar essa comida para o Orixá:

Não se esqueça de retirar (escolher) os grãos com carinho, isto é ficar bem limpinho e lavado.
Cozinhe a canjica (cuidado para não deixar grudar no fundo), coloque numa tigela branca, tempere comoliva mel e um pouco de açúcar, enfeite com o cacho de uva.

Ofereça em um lugar à cima da sua cabeça, que seja limpo. E não se esqueça de acender uma vela branca de 7 dias ao lado da comida do santo.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

23 comentários:

  1. Oi sr Ebomi !!

    Estou precisando arriar um ebó de agradecimento

    para as Ciganas do Mar (Povo do Oriente)

    mas estou sem saber qual lugar é melhor : uma estrada de terra

    um jardim, ou embaixo de uma árvore ou na beira do rio pois nao moro perto do mar...

    Vc poderia me dizer ? e tanbem me da uma dica do que nao pode faltar neesa oferenda?

    Acho que um peixe de agua salgada ia bem , mas nao tenho certeza, alem das frutas e do pano azul claro ...
    obrigado ,

    Celso.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo, no caso não é Ebó e sim (EBÔ), mas caso você queira arriar comida para ciganos eu aconselho você a oferecer muitas frutas, como panos coloridos ou fitas de diversas cores, com velas claras (também pode ser colorida), em cima de um pano (amarelo, azulado, rosa), e entregar em uma Estrada, Mata, Beira de rio, beira do mar, jardim com árvores frutíferas. oks. Sorte ai no seu trabalho de macumba irmão, espero que consiga o que procuras.

    ResponderExcluir
  3. quero perguntar uma coisa, vou fazer uma entrega com os elemntos acima ditados, mais oxalá vai ficar confuso nao? mel açucar e azeite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, azeite e açúcar já sao temperos de para oxala que eis orixa funfun. Só nao pode Alex de jeito nenhum e sal e dendê que sao kisilas de oxalá

      Excluir
  4. Alex, Oxala não irá dicar confuso, pois todos os elementos acimas citados são empregados normalmente dentro de várias comidas, ao temperar o santo, oferendas, etc. Pode ficar tranquilo, sou de Osaala e garanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer na minha casa, ao final e sete dias o que faço cm o que sobrar?Oxalufan e Oxaguian rege meu odu!Desde obrigada! Asé

      Excluir
  5. preciso arriar um presente pra minha pomba gira (dama da noite) mas afinal o que posso estar dando a ela e aonde posso entregar sem mais .aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  6. Material para a oferenda:

    - 1 alguidar de barro nº 3
    - 1 rosa vermelha (já aberta) e sem espinhos
    - 1 garrafa de cidra
    - 1 vela vermelha
    - 1/2 kg de farinha de mesa (crua) (mandioca)


    Modo de fazer a oferenda para Pombagira dama da Noite:

    Pegue a farinha toda deposite no alguidar e despeje mais ou menos 100 ml de mel.
    Logo apos misture bem a farinha de mandioca com o mel até que fique bem misturada.

    - Coloque a rosa (já com botão aberto) bem no em cima no meio do aguidar com (ja com a farinha e o mel)= Padê de Mel.

    º vá até um encruzilhada aberta (a de 4 pontas) (bem anoite de preferencia), arrei o padê no chão, acenda a vela, faça seus pedidos (tudo que quiser) e estoure a cidra (champagne) e despeje um pouco no chão, próximo ao meio da encruzilhada Dizendo: Minha pomba gira Dama da noite, eu estou aqui para presentea-la, meu mojubá, meus respeitos aos Exús que moram nessa encruzilhada e sua licença. Venha atender meus pedidos minha senhora (faça seus pedidos) e agradeça.

    é so pedir com fé que tudo irá dar certo. Sorte axé para você.

    Inscreva-se por email para receber as novidades do blog. Sorte axé e saravá querida.

    ResponderExcluir
  7. boa noite...
    gostaria de presente ar
    a minha sr.DONA MARIA MULAMBO DO INFERNO;
    não sei se ponho na encruzilhada
    ou na casa grande o que por pra ela...
    ***AXÉ***

    ResponderExcluir
  8. esse ebó deve ser colocado fora de casa não é???

    ResponderExcluir
  9. Pode ser colocado em um lugar alto dentro de Caso Ebô de oxalá.

    ResponderExcluir
  10. oi, o logo q onde eu fazo a entrega da cangica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise me desculpe pela demora.

      Olha você pode Oferecer na beira de aguas corrente e limpas (cacheiras, rios limpos).

      Mas você pode também estar colocando na sua casa em um lugar alto, onde não tenha muito contato com as pessoas, nem tenha brigas, sexo, etc...

      Exemplo: Armário, Geladeira da Cozinha. Sorte Axé irmã!

      Excluir
    2. Boa noite, o EBÔ eu deixo por quanto tempo em casa!? E depois despacho onde!?

      AXÉ

      Excluir
    3. Se não tem como confirmar com jogo de alafia, deixe por 3 dias. encaminhe nas águas, campo limpo ou pé de uma arvore frondosa.

      Excluir
  11. Posso deixar a canjica em cima do armário da cozinha e acender a vela em cima da mesa? Não tem espaço em cima do armário para a vela queimar sem problema. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, pode oferecer a comida de Oxalá por 8 horas em um lugar alto, e depois despachar (encaminhar) em um jardim, aguas claras, pé de uma arvore frondosa. Sorte axé!

      Excluir
  12. boa noite Alberto Ebomi....
    me explica por favor eu posso deixar o ebó de oxalá em cima do guarda roupa e depois dando 7 dias, posso despachar o ebó de oxalá na praia pq eu moro em frente ao mar e não tem muita opção de despachar quero muito agradar oxalá para trazer me harmonia.

    ResponderExcluir
  13. Kolofe meu amigo.
    Sou iniciado e filho de Oxalufã. Eu esqueci a oferenda para trazer boa sorte. Só lembro alguns itens. Como 16 bolas de acacas, 16 velas brancas ou 2 velhas brancas, 16 moedas douradas correntes, 16 folhas de saião e canjica e algodão. Mais estou na dúvida se leva tbm 16 búzios :( .
    Não eu lembro uma boa parte mais veem essa duvida dos buzios e ate mesmo do algodão. O restante dos itens tenho certeza absoluta que são esses.

    ResponderExcluir
  14. Quanto tempo fica a oferenda de oxalá arriada, porque a vela é de 7dias...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde , como faço pra amarrar uma pessoa? Quero amarrar de uma vez por todas pra min! Me ajude...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite
    Fui raspado de oxalufam, mais com tempo descobrii que sou de oxaguian oque faço

    ResponderExcluir
  17. asseo mojuba gostaria de um ebo de cainho de venda de um imóvel pelos caminhos de zango , ogum ou oyá agradeço

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top